20/06/2012


31 DE MAIO
DIA MUNDIAL DE COMBATE AO TABAGISMO

A partir de discussões sobre os malefícios do fumo para a vida das pessoas, os alunos do Apoio Pedagógico de Língua Portuguesa da Professora Adriana Santin Schütz, produziram depoimentos como não-fumantes, veja a seguir:

Eu, W.A.P., 14 anos, não fumante, gostaria que os fumantes tentassem parar de fumar enquanto há tempo, porque as pessoas só pensam em parar quando estão muito mal, aí já é tarde demais.

Eu, E.G.C., 14 anos, não-fumante, gostaria de falar para meu próximo, que eu nunca fumei, mas já ouvi falar do cigarro e ouvi muitas coisas ruins, que o cigarro destrói a vida, prejudica a aprendizagem. O fumante não sente o gosto dos alimentos e come pouco, os dentes ficam amarelados e podres, e ainda pode levar à morte. Se liga, cigarro mata!!!

Eu, A.R.A., 13 anos, não-fumante, gostaria de dizer para quem faz essa porcaria de cigarro e drogas que parassem e vissem como isso está acabando com as pessoas. Por favor, parem.

Eu, ..., 14 anos, não-fumante, gostaria de dizer que eu nunca quero fumar, porque é muito ruim e pode levar à morte.

Eu,..., 14 anos, não-fumante, gostaria que a minha mãe não fosse fumante, ela já demonstrou para mim que ia parar de fumar, mas não conseguiu e continua fumando. Eu estou preocupado com sua saúde e as doenças que poderá ter por causa do cigarro.

Eu, J.S.S., 13 anos, não-fumante, gostaria que minha mãe e meus irmãos parassem de fumar pelo menos dentro de casa, porque fica aquele cheiro insuportável que nem dá pra aguentar, por isso eu queria que eles parassem de fumar para que nós pudéssemos viver melhor.

Eu, ..., 14 anos, não fumante, vou fazer o relato de uma família de 4 pessoas que fumam dentro de uma casa toda fechada com uma criança de 6 meses. Gostaria de pedir que parassem de fumar nesse lugar fechado e pensassem na saúde da criancinha que tão pequena já sofre com o mau cheiro da fumaça do cigarro.

Eu, A.L., 14 anos, não-fumante, gostaria de falar aos fumantes que parassem de fumar e pensassem na sua saúde e na vida da família. O cigarro pode levar à morte, é por isso que devemos cuidar da nossa vida: não fumando, praticando exercícios, alimentando-se bem com frutas e verduras. Assim, viverá feliz!

Eu, R.R.D., não-fumante, gostaria de dizer para as pessoas que fumam que tentassem parar de fumar e substituíssem o cigarro por um alimento saudável ou frutas, por um passeio, e assim não prejudicariam a si mesmos e nem as pessoas a sua volta.

Eu, G.O.S., 14 anos, não-fumante, gostaria de falar para os fumantes que parassem de fumar e pensassem na sua saúde, porque quem fuma pode ter várias doenças que podem levar à morte.



Nenhum comentário:

Postar um comentário